CAATINGA PODE SER TRANSFORMADA EM PATRIMONIO

segunda-feira, 22 de outubro de 2007


Desde 1995 tramita no congresso a proposta de emenda constitucional-PEC 115/95 que pretende transformar a Caatinga e o Cerrado em patrimonio nacional.Deputados pediram,em Setembro, a criação de um grupo de trabalho permanente para fortalecer a mobilização política em torno da Proposta dessa Emenda Constitucional. A criação do grupo foi defendida pela Deputada Jusmari Oliveira em audiência pública Presidida por ela na Comissão de Legislação Participativa que reuniu parlamentares, pesquisadores, produtores rurais e ambientalistas.
A intenção da aprovação imediata da PEC é a preocupação com a expansão de plantações de cana de açucar para a produção do Biocombustível.

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) pediu que entidades da sociedade civil também se mobilizem pela aprovação da PEC, que já está pronta para ir a plenário, até o fim do ano. Na opinião do parlamentar, só um pacto entre os setores produtivo, acadêmico e ambientalista pode evitar que a oportunidade econômica trazida pelo biocombustível termine em desastre em razão do plantio desenfreado de cana-de-açúcar.

Rollemberg defendeu o aproveitamento, para o cultivo da cana, das áreas já degradadas da Caatinga e Cerrado. Ele lembrou que Goiás, por exemplo, possui 50 milhões de hectares em pastagens degradadas. "Se a cana crescer nessas áreas, tudo bem. Mas, se não houver um controle efetivo, o que com certeza vai acontecer é a expansão do cultivo sobre novas áreas", disse.


Notícia extraída do blog Socialistas de Cássia

1 Comment:

Unknown said...

Verde que te quero verde.