Lagoa de Parnaguá, lendas do mar de água doce.

sexta-feira, 6 de maio de 2011


A 960 quilômetros de distância de Teresina e com 12 quilômetros de comprimento por 6 quilômetros de largura, a Lagoa de Parnaguá é a maior do Piauí. Suas águas são abastecidas pelo Paraim, rio perene do extremo Sul. A lagoa fica em um dos municípios mais antigos do Estado, terra onde nasceu o 2°Marquês de Parnaguá, João Lustosa da Cunha.



Parnaguá é um mar de água doce onde vivem lendas como a de Miridan, a mais bela jovem da tribo dos Acaraós. Miridan era destinada aos Deuses e assim impedida de casar. Mas uma paixão proibida deu-lhe um filho. Para esconder sua desobediência, Miridan foi até o rio Paraim e abandonou o bebê dentro de uma gamela. Os Deuses ficaram furiosos. Um raio do céu abriu uma fenda na Terra, de onde jorrou água.



Assim nasceu a Lagoa encantada de Parnaguá. Dizem que o filho de Miridan foi salvo por uma sereia e que misteriosamente aparece como um velho de barbas ruivas nas margens da lagoa. Pesca esportiva, canoagem, velejar e fazer contatos imediatos com a natureza, são vocações naturais da Lagoa de Parnaguá, um atrativo da Rota Sul do Piauí.

FONTE: Canalverde.tv

0 Comments: