PCdoB QUER CPI DO DESMATAMENTO NA AMAZONIA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008



Diante dos inúmeros recordes de desmatamento na Amazônia, detectados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), haverá maior mobilização este ano na Câmara dos Deputados pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desmatamento da Amazônia. A avaliação é da presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Ela vai propor ainda em fevereiro uma audiência pública em conjunto com a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para debater o assunto. "O parlamento pode dar uma grande contribuição na fiscalização, identificação dos principais agentes responsáveis pelo desmatamento na região e nas sugestões de políticas públicas que possam minimizar o problema", diz.


Na avaliação da presidente da Comissão da Amazônia não haverá dificuldades para conseguir as 171 assinaturas a fim de instalar a CPI, isso porque, desde o ano passado, os parlamentares estão mobilizados para garantir o mínimo de apoio. Um grupo de deputados da Comissão do Meio Ambiente já havia anunciado a retomada da mobilização pela CPI no início dos trabalhos legislativos.


Como resultado dos debates e levantamentos feitos durante o I Simpósio da Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado em novembro passado, a deputada Vanessa Grazziotin lembrou que na volta dos trabalhos legislativos os parlamentares da CAINDR também apresentarão ao governo federal informações sobre o desmatamento na região. "Estamos finalizando os estudos, mas posso adiantar que o desmatamento não está concentrado apenas nas grandes propriedades, mas, sobretudo nos pequenos assentamentos. Isso nos possibilita afirmar que é necessário o estabelecimento de metas para implantação de projetos de desenvolvimento sustentável na região", argumentou.

0 Comments: