FNDE E BIOESTE FORMAM EDUCADORES AMBIENTAIS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007



Chegou ao final o Projeto de Formação de Educadores Ambientais do Campo, que teve inicio em agosto, na cidade de Santa Rita de Cássia. O projeto foi apresentado pelo Instituto Bioeste e aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e teve como principal objetivo colaborar para a qualificação do ensino ambiental de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto.

Participaram do projeto 40 professores de escolas rurais de ensino fundamental pré-selecionados pelas secretárias de educação dos dois municípios. Durante o curso, os professores tiveram oportunidade trabalhar em cima de vários temas ambientais, como: educação do campo, educação ambiental, metodologia de pesquisa, biodiversidade e crimes ambientais, ministrados por especialistas da áreas.

O Curso foi dividido em 4 módulos de 20 horas e ainda ofereceu 50 horas de créditos práticos para desenvolvimento de um Projeto de Experimentação Pedagógica – PEP. “Essa capacitação abriu os horizontes, posso olhar e ver claramente o que antes parecia não existir, a riqueza do nosso cerrado, a biodiversidade da nossa região e os problemas que o meio ambiente enfrenta”, afirma Juvaldino de Melo, professora de Formosa do Rio Preto.

Para o encerramento, que aconteceu em Formosa do Rio Preto – Bahia, o Instituto Bioeste levou o Exmo. Dr. Ronald de Souza Tavares Filho, juiz da comarca de Santa Rita de Cássia, que discorreu sobre Crimes Ambientais e o professor universitário, José Neves Santana, agrônomo mestre em economia familiar, que falou sobre Agroecologia. Como resultado de toda essa experiência, Luciana Moraes, coordenadora do projeto ressalta, “A vivência dos alunos ao articular as práticas em sala de aula e a constituição de organizações políticas que darão continuidade ao debate e difusão da educação ambiental no Corredor de Biodiversidade Jalapão - Oeste da Bahia e nos Núcleos de Educominicação Ambiental”



Fonte:Instituto bioeste

3 Comments:

Anônimo said...

A consciencia começa com a educação

Anônimo said...

È isso aí

Unknown said...

Olha a coisa andando.